Mais um prêmio para o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV
05/06/12

A estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFV, Bárbara Aparecida Junqueira Beraldo, foi vencedora do 10º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Ela recebeu o prêmio no último dia 31, em São Paulo. Bárbara conquistou o 1º lugar na modalidade “Estudante” com o projeto Hera – Habitação Emergencial para Refugiados Ambientais, orientado pelo professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Roberto de Almeida Goulart Lopes. Concorreram na modalidade alunos de todo o país de cursos de tecnologia, de graduação e pós-graduação (lato sensu). O objetivo do Prêmio é estimular projetos com soluções criativas e inovadoras em novos produtos ou novas aplicações em alumínio. No caso do Hera, ele visa ordenar o ambiente pós-desastre ambiental a partir de uma visão holística. A proposta abrange as funções de abrigo, alimentação, higiene e saúde dos refugiados ambientais em acampamentos de desabrigados, que irão oferecer uma solução momentânea até que seja possível o retorno ou transferência às moradias definitivas. O acampamento é planejado com produtos de baixo peso e volume, que têm transporte, montagem e desmontagem rápidos e facilitados. Isso porque são modulados, flexíveis e com adaptabilidade a diferentes locais, culturas, comunidades e estruturas familiares. Uma vez feito o investimento na compra dos equipamentos, eles poderão ser reutilizados repetidamente, provendo segurança e qualidade de vida à população afetada. As tecnologias adotadas permitem um funcionamento harmônico com a natureza por meio da conservação de energia e de recursos naturais. Mais uma vez o DAU se destaca no cenário nacional!

Todas as Notcias